Fídias, o escultor mais famoso da Grécia Antiga, é conhecido por suas grandes obras de arte que retratam os deuses e heróis gregos. Ele nasceu em Atenas por volta de 490 a.C. e trabalhou principalmente na cidade de Atenas.

Suas obras mais famosas incluem o Parthenon, um templo dedicado a Atena Parthenos, e a gigantesca estátua criselefantina de Zeus no Templo de Zeus Olímpico, em Olímpia.

Além disso, Fídias também criou outras esculturas importantes, como a Atena Promachos, que ficava na entrada da Acrópole de Atenas, e o famoso relevo do friso do Partenon, que exibe a procissão das Panateneias.

As obras de Fídias foram elogiadas por muitos durante sua época. O filósofo grego Platão, por exemplo, afirmou que Fídias era o melhor entre os escultores.

Mas foi com Alexandre o Grande que Fídias teve uma relação mais próxima. Alexandre foi um grande admirador da arte grega e sentia uma enorme admiração pela escultura criada por Fídias. Ele até mesmo deu a tarefa de supervisionar a construção de novas obras de arte na cidade de Alexandria, no Egito.

Apesar de não existir nenhuma obra de Fídias atribuída a esse período, acredita-se que Alexandre tenha encomendado algumas esculturas para serem instaladas no Egito.

Fídias morreu por volta de 430 a.C., mas sua arte continua a inspirar artistas e entusiastas da arte clássica até os dias atuais. Suas esculturas retratando os deuses e heróis gregos são do mais alto nível de detalhe e precisão, e são verdadeiras obras de arte icônicas.

Conclusão:

Fídias é um dos mais importantes escultores da Grécia Antiga, e sua arte é admirada até hoje. Alexandre o Grande, um grande apreciador da arte grega, tinha muito respeito por Fídias e admirava seu talento incrível. Sua arte é um grande exemplo da beleza e qualidade da arte clássica e um lembrete da rica mitologia grega.